Aprenda a Drenagem Linfática de Maneira Fácil sem Sair de Casa

Especialista ensina movimentos dessa massagem que promove relaxamento, elimina retenção de liquidos e ainda ajuda a perder medidas e reduzir marcas de expressão

Por meio de toques suaves das mãos, a massagem estimula o funcionamento do sistema linfático, responsável por drenar os líquidos que circulam no corpo. Esse processo ajuda a eliminar as toxinas do organismo, o inchaço, e aumenta a oxigenação do tecido, re­sultando em uma pele com aparência mais saudável, além de proporcionar melhor circulação sanguínea.

“A drenagem linfática não ema­grece, mas melhora a retenção de lí­quido preexistente. Por isso, após o procedimento, é comum as pessoas se sentirem mais magras, pois a sen­sação de inchaço vai embora”, expli­ca Ingrid Peres, gerente científica e fisioterapeuta dermatofuncional da Onodera Estética.

Sem celulites

O excesso de toxinas, gorduras e líquidos será eliminado por meio da urina e das fezes. “Por isso as pa­cientes tendem a ir mais vezes ad banheiro”, explica a fisioterapeuta Tatiana M. Massa Rovani, da Aca­demia’ Ômega (SP), que afirma que a drenagem linfática tem ainda o po­der de combater as celulites e atua na diminuição do estresse. “Como a maioria das massagens, a drenagem linfatica é relaxante e também ativa a parte vascular e sanguínea do cor­po”, aponta a profissional, que expli­ca que, no rosto, a massagem ajuda a suavizar marcas de expressão. A aro­materapeuta e fitoterapeuta Aman­da Grecco, fundadora da Planta Eu Cosméticos Naturais (SP) ensina que a aplicação de uma pasta feita com argila amarela e água pode ser usa­da após a massagem para estimular o metabolismo celular a produzir colágeno, proteína responsável pela estrutura, firmeza e elasticidade da pele. “Para obter esse resultado, é necessário deixar a mistura na pele hidratada por 40 minutos e enxaguar com água”, ressalta a profissional.

Como funciona

Durante a massagem de drenagem linfatica, a pressão das mãos conduz os nódulos formados no sistema linfático em direção aos linfonodos, que são encontrados em todo o corpo, sendo as principais áreas:

» Virilha

» Axila

» Pescoço

» Abaixo da mandíbula e do queixo

» Atrás das orelhas

» Na parte posterior da cabeça

Para potencializar

Os cremes, óleos e géis ajudam a deslizar as mãos durante a drenagem linfatica e contribuem para a elasticidade e textura da pele. “Esses produtos ativam o calor para auxiliar a queima de gordura”, aponta Tatiana. A aromaterapeuta Amanda ensina uma receita de óleo redutor que pode ser usado durante a massagem e potencializará os resultados da sua autodrenagem.

Amanda ensina ainda que a aplicação de uma pasta feita com argila amarela e água pode estimular o metabolismo celular a produzir colágeno, proteína responsável pela estrutura, firmeza e elasticidade da pele. “Para obter esse resultado, é necessário deixar a mistura na pele por 40 minutos e enxaguar com água. Antes da aplicação, hidrate bem o local em que a argila será aplicada, para evitar ressecamento”, ressalta a profissional.

Faça em casa

Para obter os benefícios da drenagem linfatica, as mãos são a principal ferramenta. “Por meio do tato e da sensibilidade das mãos, São localizadas as áreas de retenção de líquidos, para drenar na direção correta”, enfatiza Tatiana. Após um banho para limpar a pele e eliminar qualquer resíduo e suor, fique em uma posição confortável e faça a massagem sempre na direção dos linfonodos. “No rosto, a pressão deve ser leve, aplicada com os dedos indicadores e médio. Os movimentos circulares são feitos sempre no sentido anti-horário e, dependendo da região massageada, há o movimento de pinça. A pressão é importante para não machucar a linfa, e sim drenar o líquido da região”, recomenda Tatiana. Em casa, a técnica dará resultados mais leves que com o profissional na clínica, que tem conhecimentos para avaliar os locais onde há mais retenção de líquidos e dar ênfase ao problema. Contudo, Tatiana garante que “com a automassagem a drenagem linfatica ajudará a diminuir a retenção hídrica, aumentar o bem-estar, diminuir o estresse e reduzir dores e sintomas da TPM“.

Axilas

1.Leve uma das mãos atrás da cabeça e, com a outra mão, faça movimentos circulares na axila, no sentido anti-horário. Repita na outra axila.

 

Rosto

1. Com a ponta dos dedos indicadores e médios, pressione a parte superior dos lábios e faça três vezes movimentos circulares, no sentido anti-horário.
2. Em seguida faça o mesmo movimento nas bochechas, bem em cima do osso das maçãs do rosto.
3. Por último, faça o movimento na testa, também três vezes.

 

Barriga

1. Com a ponta dos dedos, faça três movimentos circulares na barriga, abaixo da linha do umbigo.
2. Ainda com as pontas dos dedos, massageie toda a volta do umbigo com movimentos circulares, fazendo uma leve pressão.
3. Com movimento de pinça nas duas mãos, belisque levemente a lateral da cintura. Repita do outro lado.

 

Perna

Drenagem Linfática Perna

1. Apoie uma das pernas em um banco ou degrau e, com uma das mãos, massageie a virilha, e com a outra, a parte interna da coxa, com movimentos circulares. Vá movendo a mão próxima ao joelho na direção da outra. Repita o mesmo movimento na batata da perna, levando o movimento de baixo para cima. Faça o mesmo na outra perna.
2. Com o movimento de bracelete na coxa, faça uma leve pressão no sentido do joelho para a virilha. Repita três vezes e depois realize o mesmo na outra perna.

RECEITA ÓLEO REDUTOR

Ingredientes

  • 4 col. (chá) ou 20 ml de óleo de semente de uva prensado a frio
  • 2 gotas de óleo essencial de gerânio
  • 2 gotas de óleo essencial de pimenta negra
  • 2 gotas de óleo essencial de grapefruit

Modo de preparo

O Misture todos os ingredientes em um recipiente. Pode ser usado imediatamente.

Clique aqui para voltar à Home ou aqui para voltar para à categoria Dietas e Saúde

SHARE
Next articleDieta boa é dieta econômica